Instituto Mundo Fisio

Informações

Inscrições abertas

Curso de Perícia Judicial para Fisioterapeutas em Goiânia - GO

Inscreva-se

Data: I módulo - 21 a 25 de fevereiro de 2018
II módulo - 28 de março a 01 de abril de 2018
III módulo - 24 a 29 de abril de 2018

Horários: 08:30 às 18:30

Carga Horária: 230 Horas/Aula

Público Alvo: Fisioterapeutas

Local: Instituto Mundo Fisio - Avenida E Número 141 Jardim Goiás - Goiânia - GO


O COFFITO publicou em 19 de Agosto de 2016 o Acórdão 479 que dispõe sobre a atuação do profissional Fisioterapeuta em Perícias Judiciais e Assistência Técnica. Neste acórdão o COFFITO recomenda que o profissional Fisioterapeuta tenha a formação mínima para o exercício da atividade de perito e assistente técnico contendo 3 módulos temáticos:

a) Módulo Jurídico de 20 horas, com um professor da área do direto.
b) Módulo de Procedimentos em Perícia Fisioterapêutica de 100 horas, cujo professor tenha que ter no mínimo 2 anos de atuação contínua comprovado como perito oficial da justiça. O professor Veronesi atua de forma contínua como perito oficial da justiça desde 2000, ou seja mais de 15 anos de experiência na área.
c) Módulo na Área de Conhecimento Específica, objeto da perícia de 60 horas.

Diante desta condição o Curso de Perícia Judicial para Fisioterapeuta que existe desde março de 2004, terá uma reformulação na estrutura organizacional, para trazer uma solidez maior e um amplo treinamento prático em todo o processos pericial. Tudo isto para proporcionar ao aluno uma melhor capacitação junto ao mercado de trabalho, gerando assim um maior diferencial deste profissional.

Com o compromisso de oferecer o melhor aos nossos alunos, esta reformulação tem o objetivo de oferecer um curso que esteja de acordo com as recomendações do TST, das normas brasileiras e do Crefito, trazendo maior confiança e segurança ao profissional e a sociedade, além de proporcionar ao aluno uma melhor capacitação junto ao mercado de trabalho.

Objetivo do Curso:
Capacitar o aluno para realizar laudos de perícia judicial civil, trabalhista e assistência técnica pericial; atuar em consultoria técnica e realizar laudos cinesiológico-funcionais.

DIFERENCIAL:

- Curso pioneiro de perícia judicial para fisioterapeutas no Brasil.
- Método Reconhecido Cientificamente, estando de acordo com o Art. 473 do CPC (Código de Processo Civil).
- Curso de Acordo com as recomendações das normativas do COFFITO.
- Ter já formado mais de 2.500 profissionais em todo o Brasil.
- Software LATEP – Laudo Técnico Pericial, criado pelo professor Veronesi que otimizará o processo de confecção dos laudos periciais.
- Livro sobre Perícia Judicial – Método Veronesi com mais de 400 páginas, modelos de laudos, um capítulo inédito escrito por um Juiz do Trabalho falando da importância do Fisioterapeuta como Perito Judicial, toda história da perícia judicial realizada por fisioterapeutas, o parecer sobre atuação do fisioterapeuta nas perícias judiciais, o método Veronesi de quantificação da capacidade funcional do periciado, os testes de confiabilidade e muito mais.
- Acesso ao portal que contém conteúdo do curso com todas as aulas em pdf; os softwares gratuitos das ferramentas trabalhadas; o protocolo de perícia judicial realizada por fisioterapeuta em branco no Word; exemplos de perícias completas realizadas pelo professor Veronesi; mais de 200 artigos científicos sobre DORT, ergonomia, perícias e outros para ajudar a confeccionar seus laudos; jurisprudências sobre a atuação do fisioterapeuta em perícias judiciais; parecer sobre perícias judiciais realizadas por fisioterapeutas da ABRAFIT de autoria do professor Veronesi; jurisprudências favoráveis ao Fisioterapeuta; modelos de Dossiê para apresentação e registro no Fórum ou Varas trabalhistas e outros.
- Cadastro como profissional Habilitado no site OFICIAL Método Veronesi (http://metodoveronesi.com.br/).
- Ter jurisprudência a favor de quem faz o curso de perícia método Veronesi.
- Carta de recomendação feita por juízes afirmando que o fisioterapeuta que faz o curso de perícia do professor Veronesi é habilitado para fazer perícias judiciais.
- Acesso ao Curso Online Básico de Fotogrametria Computadorizada na modalidade à distância (EAD), para aperfeiçoamento do seu treinamento prático, Este curso ficará disponível por 60 dias.**
- O aluno que fizer o curso de aperfeiçoamento profissional em Perícia Judicial do Trabalho para Fisioterapeutas – Método Veronesi, receberá como material pedagógico complementar, o curso introdutório de Perícia Judicial Multidisciplinar, que traz todo o processo administrativo da perícia judicial, bem como sobre as diretrizes do TST sobre prova pericial e o novo Código do processo Civil. Este curso ficará disponível por 60 dias.**

**Os Cursos Online serão liberados após a confirmação de pagamento à vista, cartão ou da primeira parcela no boleto bancário.


Conteúdo Programático:
Módulo I:
- 1 dia: Introdução. Conceitos sobre perícias. Diferença entre perícia médica e perícia fisioterapêutica. Procedimentos Periciais. PJE. Verdade Real x Verdade Jurídica. Tipos de nexo (nexo jurídico x nexo técnico). Critérios para nexo pelo método Veronesi. Linguagem forense. Organograma do processo jurídico. Valores de honorários periciais, de assistência técnica e consultor técnico. Competências do Perito e Assistente técnico Fisioterapeuta. Visão do Perito do Novo Código de Processo Civil. Código de Ética da Fisioterapia.
- 2 dia: Capacidade funcional para Justiça do trabalho, justiça previdenciária. Diferenças entre a capacidade funcional para a justiça e para a previdência. Entendimento do Protocolo Veronesi para Capacidade Funcional (método validado cientificamente por meio de tese doutoral e publicações nacionais e internacionais estando consoante com o CPC e diretrizes do TST). Treinamento do protocolo para capacidade funcional para justiça do trabalho método Veronesi. Treinamento prático de capacidade funcional para perícia trabalhista e perícia previdenciária.
- 3 Dia: Capacidade funcional para DPVAT. Legislação do DPVAT. Orientação de cálculo da capacidade funcional pela tabela SUSEP. Capacidade Funcional para DPVAT. Treinamento de cálculo e usabilidade da tabela SUSEP.
- 4 dia: Capacidade funcional para Perícia Previdenciária judicial e extra judicial. Aplicabilidade da CIF na avaliação da Capacidade Funcional. Decreto Lei 3048 do INSS para as perícias judiciais. Diferença de diagnóstico médico e diagnóstico fisioterapêutico. Fisioterapeuta pode fazer teste ortopédico? Se sim como? Avaliação Funcional para Perícia Fisioterapêutica. Testes funcionais Método Veronesi para perícia Judicial – teoria e prática. Perimetria – teoria e prática. Teste de resistência e classificação pelo Decreto Lei 3048 do INSS e CIF – teoria e prática. Força muscular e classificação pelo Decreto Lei 3048 do INSS e CIF – teoria e prática. Escala Analógica da dor e classificação pela CIF- teoria e prática. Fotogrametria computadorizada e classificação da ADM pelo Decreto Lei 3048 do INSS e CIF- teoria e prática. Prática do laudo de Capacidade Funcional.
- 5 dia: Redação pericial. Redação de um laudo para DPVAT. Redação de uma Laudo de Capacidade Funcional para Previdência social (INSS).

Módulo II:
- 1 dia: A NR 17 e suas aplicabilidades em perícia Trabalhista. Prática de aplicabilidade da NR 17 em laudos periciais. Treinamento sobre cronoanálise. Definições sobre posturas estática e angulações de risco de acordo com a NBR ISO 11226. Fotogrametria computadorizada para uso da NBR ISO 11226. Tipos de Nexo jurídico, nexo técnico. Diferenças entre o nexo técnico e o jurídico. Quesitos para o nexo. Instrução Normativa 98/2003 do INSS – roteiro para o nexo jurídico. Prática dos critérios para nexo jurídico pelo método Veronesi.
- 2 dia: Treinamento para Assistência técnica e Perícia Judicial: Leitura processual. Quais os objetivos da leitura processual para o perito. Leitura processual para as partes (assistente técnico e consultor técnico). Planejamento estratégico para o assistente técnico da reclamada. Planejamento estratégico para o assistente técnico da reclamante. Técnicas de respostas de quesitos. Técnicas de formulação de quesitos iniciais e complementares.
- 3 dia: Definição de parecer técnico judicial. Definição de erro material e erro técnico. Técnicas para construção de parecer técnico judicial “Contra laudo”. Técnicas de formulação de quesitos complementares. Leitura processual parte 2: Prática das estratégias das partes (redação técnica) e Formulação de quesitos.
- 4 dia Módulo Jurídico - ministrado por profissional que exerce o conhecimento do direito: a) Conceitos jurídicos do processo pericial; b) Organização do processo judicial prazos e fundamentação; Hierarquia de leis.
- 5 dia Módulo Jurídico: c) Leis: Novo Código de Processo Civil e suas aplicabilidades para o perito e assistente técnico na visão do direito, normas regulamentadoras e diretrizes do processo pericial; e d) Linguagem jurídica para prova pericial.

Módulo III:
- 1 dia: Ferramentas ergonômicas aplicadas a perícia trabalhista e previdenciária: Análise sobre atividade repetitiva – orientações da NBR ISO 11228-3 – Ferramentas RULA, REBA, Moore Garg, CheckList.
- 2 dia: Ferramentas ergonômicas aplicadas a perícia trabalhista e previdenciária: Análise sobre atividade repetitiva – orientações da NBR ISO 11228-3 – IVRE-ARMS. Realização de um laudo pericial trabalhista envolvendo atividade repetitiva (construção de um laudo pericial completo envolvendo atividades repetitivas pelos alunos).
- 3 dia : Ferramentas ergonômicas aplicadas a perícia trabalhista e previdenciária: Análise sobre levantamento de transporte de carga – orientações da NBR ISO 11228-1 (NIOSH), NBR ISO 11228-2 (SNOOK E CIRIELO), Cálculo de força estimada compressiva no disco lombar de Utah; OWAS.
- 4 dia: Ferramentas ergonômicas aplicadas a perícia trabalhista e previdenciária. Redação pericial: realização de um laudo pericial trabalhista envolvendo atividade de levantamento e transporte de carga; construção de um laudo pericial completo envolvendo levantamento e transporte de carga pelos alunos.
- 5 dia: Redação técnica: Treinamento de contra laudo e quesitos complementares em cima dos laudos periciais feitos nos dias anteriores.
- 6 dia: Prova Final – Conforme orienta o Acórdão 479 do COFFITO sobre a formação mínima do Fisioterapeuta para atuar no campo da pericia judicial.


Material Didático Incluso: Pasta com Bloco para Anotação e Caneta.

Observação: Fazendo o curso você ainda recebe
- Curso introdutório de perícia (EAD) - Novidade!!!
- Curso de fotogrametria (online)
- Cadastro geral do aluno no site: www.metodoveronesi.com.br/
- CD com apostila, conteúdo e Ferramentas utilizadas durante o curso
- Softwate Latep - Laudos Técnicos Periciais
- Livro de Perícia
- 1 ano de acesso a plataforma EAD do IEDUV onde o aluno terá acesso as atualizações, além de ter seu nome divulgado no site www.metodoveronesi.com.br, onde será divulgado os nomes dos alunos para juízes, OAB, empresas, seguradoras e outros.

*Trazer computador para a aula prática.


Ministrante: José Ronaldo Veronesi

Currículo Resumido:
José Ronaldo Veronesi Junior
- Fisioterapeuta
- Doutor em Ciência Biomédicas – IUNIR
- Mestre em Ciências da Saúde – UNB
- Especialista em Fisioterapia do Trabalho – ABRAFIT/COFFITO
- Presidente da ABRAFIT – Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho – Gestão 2014-2016
- Perito Judicial desde 1999
- Assistente Técnico Judicial
- Ergonomista
- Autor dos livros:
Fisioterapia do Trabalho: Cuidando da Saúde Funcional do Trabalhador, Editora Andreoli, 2008
Perícia Judicial, Editora Pillares, São Paulo-SP, 2004
Perícia Judicial para Fisioterapeutas: Perícia Técnica Cinesiológica Funcional; Assistência Técnica Judicial; Modelos e Legislações, Editora Andreoli, São Paulo-SP, 2009

Currículo completo:

http://lattes.cnpq.br/2815952650178425


Investimento:

Taxa de Inscrição: R$ 130,00

Curso:
R$ 7.000,00 em até 5 vezes no cartão ou cheque* sem juros, para pagamento realizado na sede Mundo Fisio.
R$ 7.000,00 em até 12 vezes no cartão (PagSeguro), com taxa de 2.99% a.m cobrada pela operadora do cartão.

Valor Promocional*: 6.400,00 à vista + taxa de inscrição para os 10 primeiros inscritos confirmados*

* Valor promocional válido para pagamentos realizados via depósito, transferência bancária, cartão de débito ou em dinheiro na sede da Mundo Fisio.
** As inscrições são confirmadas mediante pagamento
*** Pagamento com cheque sujeito a aprovação de cadastro.

Inscreva-se

A Empresa Mundo Fisio se reserva o direito de prorrogar ou cancelar a data do curso caso não haja a quantidade mínima de inscritos para realização do mesmo, sendo neste caso restituido 100% do valor pago + a taxa de inscrição. Caso a desistência ocorra por parte do aluno, a taxa de matrícula não será reembolsada e o valor pago só será 100% reembolsado caso esta ocorra em até três semanas de antecedência ao à data de realização do mesmo; caso contrário, apenas 75% do valor pago será restituído.

Mantenha-se informado!

Informe seu e-mail para receber novidades em primeira mão.